quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Plano de aula - Trânsito

EMEF “13 de Maio"

Plano de Aula

Cursistas: Aparecida J. P. Annes, Ercilia M. L. Roggia e Jacirane Martins
Disciplina: Geografia
Público Alvo: 3 º Ano matutino
Data: O trabalho será desenvolvido no 1 º Bimestre de 2011
Duração da aula: 50 minutos cada aula durante o bimestre (2 aulas germinadas);


Objetivo Geral

Compreender a organização de espaço em que vivemos ( cidade, bairro, rua) entendendo a importância do respeito às leis de trânsito: homem-via-veículo.

Objetivos Específicos

• Ler um texto entendendo os significados das palavras lincadas (hiperlink);
• Compreender a importância da vida em sociedade como: rua, bairro e cidade;
• Reconhecer importância do respeito às leis de trânsito;
• Pesquisar imagens sobre o trânsito que demonstre as conseqüências do desrespeito ao trânsito.

Desenvolvimento

Apresentar aos alunos o texto informativo Se essa rua fosse minha (versão educativa) do autor “Eduardo Amos”. Onde será feita a leitura pelos professores pelos alunos e em seguida será realizado uma conversação sobre o texto, onde juntos irão conhecer os significados das palavras lincadas ( rua, ,flores, asfaltar, amigos e trânsito) a fim de que os alunos compreendam as palavras em destaques fazendo assim sua conscientização. Através deste texto apresentar regras aplicadas ao trânsito como: sinais , placas, veículos, documentações e conseqüência do descumprimento destas leis.
Levar os alunos para o laboratório de informática da Escola, onde as aulas de pesquisas serão ministradas pela técnica em informática com o objetivo de observarem gravuras de conseqüências ao desrespeito com o trânsito de acordo com o tema ministrado.
Os alunos serão orientados a pesquisarem imagens sobre o trânsito, onde serão escolhidas duas imagens serão impressas para ser colorida por eles em sala de aula, também será realizada uma atividade de pesquisa sobre a rua onde mora e a rua da sua escola desenhando o que observaram.
Obs.O desenho de sua rua será realizada extra-classe com ajuda dos pais e posteriormente debatido em sala de aula, onde cada um irá desenhar a rua e fazer um comentário dela.
Os Trabalhos realizados com a turma serão avaliados pelas professoras e expostos no mural da escola.




Leia, é legal!

Se Essa Rua Fosse Minha

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava sinalizar
Com pedrinhas
Com plaquinhas, com plaquinhas coloridas,
Para ver,
Para ver meu bem passar

Se esta rua fosse minha.
Eu mandava, eu mandava todos tirar
Todo lixo, todo lixo dessa rua,
Pra ninguém, pra ninguém se sujar.

Se este bairro, se este bairro fosse meu,
Eu mandava, eu mandava construir
Uma praça, com brinquedos bem bonitos,
Para criança, pra criança distrair.
Se este bairro, se este bairro fosse meu,
Eu mandava, eu mandava proibir
Colocar tantas coisas que concorrem
Pro Ambiente, pro ambiente poluir.



Atividade Extra-Classe

1) Qual o nome da rua onde você mora?

2) Como é a rua onde você mora? Ela tem buracos? Ela tem muitas árvores?

3)Tem sinalização de trânsito?

4) O que você gostaria que tivesse na rua onde você mora?


5) Qual o é nome da rua onde fica sua escola?

6) Como é a rua onde fica sua escola? Ela possui faixa de pedestre? Ela possui pouco ou muito movimento?


Recursos Utilizados

 Laboratório de informática, internet
 Livro de educação no transito: O trânsito nas cidades.
 Cartaz com texto, folhas sulfites e placas de sinais de trânsito;
 Máquina fotográfica;


Avaliação

Avaliar o desenvolvimento dos alunos de forma interativa de produção e apresentação dos trabalhos propostos pelo professor, identificando a importância dos sinais de transito no cotidiano do aluno.

Bibliografia:

Educação no trânsito na comunidade escolar. “DETRAN- MT”;
O trânsito nas cidades. DETRAN- MT;
Laboratório de Informática da Escola - GOOGLE.

Um comentário: